6 regras básicas para você gravar um vídeo como um profissional

10/01/2020

Como os seus vídeos estão indo parar nas redes sociais? Se você respondeu “de qualquer jeito”, “é o que tem pra hoje”, “sei que tá ruim”, “preciso melhorar”, “por que não fica igual ao do outro?” ou algo do gênero, você precisa continuar lendo esse texto. Existem algumas regras básicas que podem fazer o seu vídeo ter um ar mais profissional.

Seja qualquer tipo de câmera ou smartphone, você pode, sim, melhorar a sua entrega. Não é causar inveja entre os concorrentes (tá, pode ser :), é se aprimorar para fazer seus resultados subirem. Fique ligado nessas dicas simples, mas fundamentais para fazer seu vídeo bombar.

1. Escolha o equipamento

Os smartphones são, sem dúvida, os mais utilizados para fazer vídeos, seja por influencers ou para divulgar um negócio. Só que é preciso ficar de olho na qualidade da câmera do seu celular. Muitas vezes, a baixa resolução e a falta de outras características (megapixels, sensores, abertura...) podem prejudicar a mensagem que você quer passar, causando um ruído na comunicação. Ter um bom smartphone é importante.

Caso você opte por uma câmera digital simples ou semi-profissional, normalmente, elas já garantem uma qualidade suficiente para fazer um vídeo bacana.

2. Defina o cenário

Você já sabe em que lugar deseja gravar? Vai ser interno ou externo? Com muito barulho ou silencioso? Tem muita ou pouca luz? Vai ser estilo selfie, alguém vai gravar pra você ou você vai deixar a câmera voltada para o ambiente?

Todos esses fatores influenciam na gravação. É sempre importante pensar bem antes de sair ligando a câmera, verificar se o local é compatível com a mensagem que você vai passar. Escolha o cenário e deixe o ambiente preparado. Se possível, faça um roteiro simples para saber qual a sequência da gravação. Depois, continue seguindo as nossas dicas.

3. Posicione a câmera

Já pensou em qual ferramenta o vídeo será publicado? Se for para os stories, lembre-se de colocar a câmera na posição vertical. Se for para o feed das redes sociais ou YouTube, prefira a posição horizontal. Cuide para não inverter, porque publicar um vídeo com aquelas faixas pretas nas laterais passa uma impressão ruim, impedindo de ver o todo.

Use um estabilizador de imagem, um tripé ou qualquer tipo de suporte improvisado para manter seu vídeo sem aquelas tremidas. Isso contribui para uma entrega de qualidade.

4. Cuide com a iluminação

Luz é tudo, mas não é preciso ter um estúdio como nas emissoras de TV para sair tudo perfeito. A luz do dia é a nossa maior aliada. Se à noite, dentro de um cômodo da sua casa ou escritório, está deixando a imagem muito escura, cheia de sombras, mude sua estratégia. Espere para gravar de dia.

Abra bem as cortinas, deixe entrar muita luz no ambiente, para que ela reflita em você ou no que você quer mostrar. Só cuidado para não gravar contra a luz, como, por exemplo, uma janela ao fundo ou uma lâmpada, porque senão tudo vai por água abaixo. O mesmo vale para o sol, caso esteja fora do lugar. Em um ambiente bem iluminado, as imagens sempre ficam mais nítidas.

5. Verifique o áudio

Se luz é tudo, áudio também é. Isso falando em vídeos que você vai ter a fala de alguém. Não vamos considerar outros formatos aqui, como legendados, com letterings, trilhados… Vamos pensar no básico, como se você tivesse que passar algum recado pra galera, numa live, num story.

Pensando em um smartphone, utilize seu fone de ouvido para captar o áudio. Deixe-o próximo da boca e mande bala. Só não esqueça de fazer um teste. No caso de outro tipo de câmera, é necessário um microfone para captar de forma correta.

Importante: cuidado com o áudio externo, o chamado BG (background). Os ruídos também podem ser captados pelo microfone, prejudicando o resultado final de seu trabalho. Cuide com ambientes barulhentos, vento, enfim, para não comprometer o áudio principal e estragar tudo.

6. Bônus: regras ainda mais básicas

O melhor enquadramento é aquele do peitoral para cima.

Se preferir gravar de corpo inteiro, para mostrar alguma coisa relevante, não “corte” suas pernas.

Não deixe muito espaço sobrando acima da sua cabeça.

Busque alinhar a imagem com algum ponto do cenário. Por exemplo, se tem um quadro na parede, observe se a imagem que aparece na câmera está acompanhando a mesma linha.

Baixe aplicativos para ajudá-lo a editar tudo o que aprendeu aqui. Existem vários gratuitos, que podem fazer edições simples, como cortar uma parte do que saiu errado ou até incluir trilha e filtros.

Bora gravar?

Agora que você aprendeu todas as regras básicas (e ainda bônus!) de como gravar um vídeo com cara de profissional, é só partir pra ação. Imagens bem feitas trazem resultados positivos para qualquer tipo de negócio. Seja um vlogger, um influencer, uma empresa do varejo, uma prestação de serviço, é importante fazer algo bacana para elevar a sua credibilidade. Dá gosto de ver algo bem produzido, né?

E se você pensa em investir ainda mais em vídeos, nós podemos te ajudar. A Produtora Replay tem 15 anos de experiência em audiovisual. Atuamos em diversos segmentos, com filmes publicitários em todas as etapas de pré e pós-produção até grandes campanhas políticas e documentários institucionais e corporativos.

Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (42) 3220-7644 e venha tomar um café com a gente!