Faça a diferença com um vlog bem produzido
10/01/2020
Você tem um vlog, mas não está contente com o resultado? É porque você precisa dar um pouquinho mais de atenção para este tipo de conteúdo. Os vlogs são como blogs, mas feito por meio de vídeos. É preciso criar assuntos interessantes e criativos para atrair a atenção do público, como contar um pouco das experiências, gostos, opiniões, o dia a dia, curiosidades, tutoriais. Isso está cada vez mais comum, inclusive para empresas. Mas para você se destacar nesse cenário mega movimentado, precisa mostrar um diferencial.
Quando você entrega para o internauta um vídeo bem produzido com uma linguagem que é a cara do canal e do seu público, as chances de se tornar popular aumentam e muito. Não basta apenas gravar com uma boa luz e uma câmera de qualidade, como essas regras básicas que já mostramos aqui. É preciso cuidar de enquadramento, captar o áudio de forma adequada, fazer uma edição e uma pós-produção que vão elevar o nível do seu trabalho.
Quando você vai procurar um vídeo no YouTube, o que te chama mais atenção? O número de inscritos, o conteúdo ou a produção do vídeo? Como o YouTube é uma plataforma visual, com certeza, aquele primeiro frame que aparece na tela vai chamar mais atenção do que o título do vídeo. Depois, claro, o vídeo precisa entregar essa expectativa inicial. É isso o que você precisa para fazer a diferença na internet: publicar vlogs bem produzidos.
O que é sucesso no YouTube
O canal mais utilizado para divulgar os vlogs é, sem dúvida, o YouTube, apesar de existir outros meios, como o Facebook e o Instagram, com o IGTV. A plataforma, criada em 2005, é a rede social favorita do brasileiro, atingindo 95% da preferência, à frente do Facebook (90%) e WhatsApp (89%), de acordo com estudos da agência We Are Social, em parceria com a plataforma Hootsuite. No Brasil, são mais de 98 milhões de usuários.
O canal que possui mais inscritos no país é o KondZilla (https://www.youtube.com/user/CanalKondZilla), com 50 milhões de inscritos, sendo o 6º maior do mundo. É focado em música funk e clipes bem produzidos. Já o maior youtuber brasileiro é o Whindersson Nunes (https://www.youtube.com/user/whinderssonnunes), com mais de 36 milhões de fãs. Com 15 anos, ele começou a fazer vídeos no YouTube para mostrar a veia de comediante e cantor.
Em Ponta Grossa, tem muita gente que também está ganhando a vida com a produção de vlogs na ferramenta. É o caso da Jaqueline Guerreiro (https://www.youtube.com/user/pillowjac/featured), com 1,52 milhões de inscritos. Ela fala, principalmente, sobre beleza e moda.
Tem, ainda, a youtuber Jenifer Dobruski (https://www.youtube.com/user/Dobruskii/featured), com 1,51 milhões de inscritos, que segue o mesmo caminho e ainda traz receitas e assuntos variados.
O que todo esse pessoal tem em comum? Eles investem na produção dos vídeos, pois é o principal fator para gerar mais likes e projetá-los no cenário virtual (lógico, somado ao tipo de conteúdo). Por mais que em alguns momentos eles mostrem produções mais caseiras, mesmo assim, existe uma pós-produção e uma edição que dão mais vida ao vídeo.
Aposte em vlogs para empresas
Vimos aqui exemplos de quem utiliza os vídeos para internet de forma a divulgar as próprias experiências. No entanto, existe um nicho pouco explorado, que são os vlogs para empresas. É uma parte do marketing de conteúdo e que ajuda a reforçar a marca, a credibilidade e gera ainda mais autoridade no setor, além de se aproximar ao cliente.
Temos como exemplo O Boticário e quem disse, berenice?. Os dois pertencem ao mesmo grupo, mas isso não é impedimento para que invistam nos próprios canais do YouTube. Com o canal Desejos de Make, O Boticário (https://www.youtube.com/channel/UCEUOIOTB3iAUdgU5FsORpIg/featured) apresenta dicas de maquiagem e tutoriais usando os próprios produtos. quem disse, berenice? (https://www.youtube.com/user/quemdisseberenice/featured) segue a mesma linha, conquistando milhares de inscritos.
Em Ponta Grossa, também existe um canal empresarial que é de alcance nacional. O Grupo Gmad (https://www.youtube.com/user/GRUPOGMAD/featured), focado em produtos para marcenaria com dezenas de lojas pelo país, utiliza-se do vlog para divulgar seus produtos e dar explicações mais profundas sobre a aplicação dos materiais. São cerca de 4,62 mil inscritos
Esses exemplos são provas de que sua empresa também pode investir nos vlogs e atingir um diferencial no mercado, melhorando a imagem diante ao cliente. Você pode criar os vlogs dentro do canal principal da empresa ou criar um específico, como faz O Boticário. Mas, lembre-se, o seu público-alvo precisa se sentir representado. Por isso, aposte sem medo!
Tem espaço para todos, mas…
Espaço tem para todos os tipos de público, mas o que vai fazer você ou sua empresa se destacar é investir na produção desses vídeos. Se você vai usar o YouTube como ferramenta, divulgar o vídeo na sua página no Facebook ou, ainda, no IGTV, tenha um vídeo profissionalizado. É o que vai pular aos olhos do internauta na hora em que ele rolar a tela. E só isso não basta! Manter a qualidade desses materiais é super importante para continuar captando novos inscritos/seguidores e gerando muitas visualizações.
A Produtora Replay, com 15 anos de experiência, pode te ajudar a produzir esses vídeos e fazer você ser um diferencial. Não é apenas sobre equipamentos de ponta e pesquisa constante de mercado. É sobre paixão! Na fotografia, na captação, na trilha ou na locução, nós capturamos a essência! E é isso que vamos capturar de você e da sua empresa para fazer o melhor vlog.
Venha tomar um café com a gente para saber mais detalhes sobre o nosso trabalho. Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (42) 3220-7644.