Saiba porque a computação gráfica não se restringe apenas ao cinema

10/01/2020

O que mais te chama atenção nos filmes como Toy Story, Shrek, A Era do Gelo, Madagascar? Certamente, é a perfeição dos personagens. É impressionante observar todos os detalhes, o tanto que se aproximam à realidade. Tudo isso é possível graças ao projeto gráfico em 3D e a animação de personagens.

Os experts em animações no cinema são a Pixar, a DreamWorks, a Disney, a 20th Century Fox Animation, entre outros. A Disney, aliás, é responsável por um filme que apresentou uma transformação bem recente nas telinhas. O Rei Leão é um exemplo claro da evolução na computação gráfica com uma produção de 1994, em duas dimensões, para a outra de 2019, toda feita em 3D.

Com este exemplo claro, é fácil perceber como o trabalho de um profissional desta área transforma o que se propõe a fazer e cria uma certa magia. No entanto, pra chegar a um resultado, ele demanda dias, semanas, meses, anos, como o caso do filme do Divertidamente, da Pixar, que levou 5 anos e meio pra ficar pronto.

É por isso que você vê, ao final dos filmes, aquele monte de créditos. É preciso de um caminhão de pessoas para fazer um longa-metragem devido à riqueza de personagens, realismo, textura e efeitos para impressionar. É um mundo fascinante, cheio de possibilidades.

O mundo da computação gráfica

A tecnologia mais utilizada na computação gráfica é a modelagem em três dimensões. Os softwares adequados disponibilizam uma série de criações em diversos setores, não só no cinema. É utilizado em arquitetura, na medicina, na publicidade, na engenharia.

Para quem se interessa por esse mundo, é possível se especializar em diversas áreas como modelagem, texturização, iluminação, animação, composição e renderização.

A modelagem, por exemplo, é o primeiro passo para a criação 3D. Depois, vem a texturização, que vai dar aparência ao objeto. A iluminação também é uma parte importante, pois vai dar a dimensão real de um cenário, com luzes e sombras. A hora de dar movimento aos objetos é algo bem trabalhoso, pois é preciso ir frame a frame. Demanda tempo, mas o resultado fica incrível. Quem tem se utilizado bastante da computação gráfica e conquistado bons resultados é a publicidade.

3D na publicidade

A ferramenta em 3D e a animação estão presentes em nossas vidas diariamente. Basta ver um comercial na TV. Sabe aquelas propagandas em que uma loja anuncia vários produtos ao mesmo tempo? Os 30, 45 segundos da mídia passam bem rapidinho no ar, né? Mas, na verdade, levam dias para ficar pronto porque eles também dependem da computação gráfica.

Geralmente, este tipo de vídeo possui diversos recursos visuais para chamar bem a atenção do consumidor. Para usar um elemento de destaque de valores ou uma informação importante, muitos utilizam a técnica de três dimensões para causar o impacto, geralmente, casado com algum efeito sonoro para dar força. Nos vídeos abaixo, o 3D foi usado na poeira que a informação levantou ou na quebra do chão com o impacto do valor.

As animações tridimensionais conseguem descrever o que não é possível captar em imagens. Como as possibilidades são ilimitadas, existe um mundo a ser explorado, não apenas em comerciais para evidenciar preços. Veja a alguns exemplos, como da Renault e do Posto Ipiranga.

Sensacional, né? Um deles traz praticamente uma produção cinematográfica, mas ambos envolvem elementos reais e a tecnologia 3D. Devido à alta qualidade gráfica dos programas utilizados, este tipo de recurso é mais fácil de atrair a atenção em meio a propagandas no formato tradicional. Só que é importante ficar ligado no conceito que sua empresa quer passar para não usar a ferramenta em vão.

3D em mascotes

Quantas marcas você já não viu utilizando personagens? Eles ganham vida com o trabalho extraordinário dos profissionais da área e funcionam muito bem com público. De acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL), o uso de personagens associado a uma marca pode aumentar em 20% o lucro de uma empresa. Essa explosão de vendas tem até nome: licenciamento, quando há exploração comercial de produtos utilizando os personagens. Isso porque eles mostram os valores da empresa e conversam com o público. Quer ver os exemplos que deram certo?

Magazine Luiza: Lu

A Lu é um mascote que representa muito bem a tecnologia 3D e a interação com o consumidor. Ela é praticamente uma pessoa, mas que funciona como uma assistente virtual, blogueira, conselheira, tem até canal no YouTube, enfim. Na realidade, ela tem até um cargo com crachá de especialista digital. A marca Magazine Luiza enxergou nela uma gama de oportunidades, que a faz ser um sucesso no mundo do varejo.

Para isso, ela foi elaborada toda em 3D. Com o programa, é possível trabalhar com a modelagem, ou seja, trocar a roupa, acessórios, o cabelo, colocá-la em cenários diversos, por exemplo. Dessa forma, o mascote não funciona apenas com um arranjo, mas complementa e reforça a marca. Neste vídeo abaixo, a própria Lu explica ao público essa versatilidade e a evolução em 10 anos.

Lojas MM: Xicória

A Lojas MM Mercadomóveis também tem uma personagem que é muito querida pelo público: a Xicória. Ela é um cãozinho que sempre segue o tema do ambiente e da divulgação dos produtos. Além de ser um mascote real, que aparece em eventos e nas lojas, ela tomou forma com o trabalho feito em 3D.

Com a melhora da tecnologia, ela foi evoluindo. Em 2004, era apenas um cachorrinho, com as quatro patas no chão. Depois, ganhou o formato mais próximo ao atual. Ela não é como a Lu, que se comunica através da fala, mas a Xicória tem um latido característico, que também se tornou símbolo da Lojas MM.

Como começar?

Esses são apenas alguns exemplos do que a computação gráfica pode fazer, não se restringindo às grandes produções cinematográficas. A publicidade está sabendo explorar muito bem esse recurso.

Mas, antes de você decidir embarcar nessa, é necessário haver um planejamento, um conceito inicial, para entender a efetividade do trabalho. Depois, é necessário criar um roteiro, definir se o 3D será usado a todo momento, se será apenas um elemento. Se for necessário, criar a arte conceitual, para saber como proceder através da ilustração. E, então, dar toda a sequência já citada anteriormente, de modelagem, texturização, enfim.

A Produtora Replay é responsável pelos comerciais da Lojas MM Mercadomóveis, além de já ter executado diversos comerciais da Comercial Ivaiporã, outro exemplo citado acima. Temos uma equipe especializada em trabalhar com 3D e que pode dar forma ao seu projeto. Venha tomar um café conosco e saber mais sobre nosso trabalho. Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (42) 3220-7644.